Posso devolver um produto comprado nos EUA?

É possível devolver produto comprado nos EUA, mas dependendo do estado onde a loja fica localizada, o retorno pode ser um reembolso, troca ou crédito no departamento.

Essa situação é bastante comum com os brasileiros que viajam para os Estados Unidos e se esbaldam nas compras. E há várias justificativas para a devolução como arrependimento, insatisfação com o produto ou até mesmo defeito.

Então, se você comprou algo e agora quer devolver, é preciso entender bem os direitos dos consumidores nos EUA. Além disso, é importante conhecer a política de devolução das lojas, pois cada uma possui uma metodologia específica.

Nesse artigo, vamos entender como funciona o direito de arrependimento dos três principais destinos dos brasileiros: Nova York, Califórnia e Flórida. Além de conferir a “Returns Policies” de lojas como Amazon, Walmart, Best Buy e Forever 21.

É possível devolver produto comprado nos EUA?

De acordo com a lei federal, os varejistas norte-americanos só são obrigados a aceitar devoluções caso o produto esteja com defeito. No entanto, muitos deles acreditam que estender a política de devolução para outros casos acaba melhorando os negócios.

A política de devolução das lojas norte-americanas garante reembolso aos clientes (Foto: pixabay)

Mas, além da legislação federal, os logistas também são regidos pelas leis estaduais. De uma maneira geral, os departamentos precisam expor com destaque as suas regras sobre a política de reembolso.

Confira a seguir o que três Estados estabelecem para os varejistas!

Nova York

As lojas são obrigadas a publicar suas políticas de reembolso, seja no próprio prédio do departamento, na nota fiscal ou em seus sites. Caso nenhuma dessas recomendações seja adotada, a lei determina que os estabelecimentos aceitem as devoluções e que sejam feitas no prazo de até 30 dias após a compra.

Flórida

Nesse estado estão localizados dois dos principais destinos dos brasileiros nos Estados Unidos, são eles Miami e Orlando. Portanto, faz-se necessário saber o que dizem as leis estaduais.

Na Flórida, as lojas que não oferecem reembolsos precisam exibir essa informação no local da venda. Caso isso não ocorra, o consumidor que quiser devolver o produto deve receber um reembolso total em até 20 dias após a compra.

Califórnia

Alguns departamentos da Califórnia podem oferecer ao consumidor o dinheiro de volta, a troca do produto ou o crédito na loja em até sete dias após a data da compra. Nesses casos, não é obrigatório publicar essas resoluções.

Contudo, se as lojas não disponibilizam essas garantias, precisam expor suas políticas de reembolso para que os clientes fiquem cientes no ato da compra. Se essa norma não for cumprida, o consumidor deve ter o seu pedido de reembolso atendido em sua totalidade no prazo de 30 dias após a compra.

Política de devolução de lojas norte-americanas

Seja de forma online ou física, as lojas possuem seus sistemas de devolução e reembolso. Levando em consideração as leis federais e estaduais, os varejistas se posicionam e oferecem algumas vantagens para seus clientes. Acompanhe a seguir quatro das principais lojas que os brasileiros compram fora do país!

Amazon

Tanto a Amazon como a maioria dos vendedores que trabalham junto a ela aceitam devoluções, mas apenas para produtos devolvidos em até 30 dias após o recebimento da entrega.

Para realizar esse processo, basta encaminhar o produto usando o Centro de Devoluções Online (Online Returns Center). Segundo a própria empresa, pode levar até 25 dias para que o item chegue até ela. Apesar disso, leva apenas 2 dias úteis para o cliente ser reembolsado.

Outro detalhe importante é que os custos da postagem de devolução devem ser de responsabilidade do consumidor. Em seguida, a Amazon irá lhe reembolsar com até US$ 20.

Walmart

Já o Walmart garante o reembolso ou a substituição de itens, principalmente se estes foram comprados com danos ou defeitos. A mercadoria deve ser enviada pelos correios ou devolvida em uma loja da rede.

No entanto, para concretizar o pedido, o produto deve ser encaminhado com a embalagem original do fabricante. Por essa razão, a empresa recomenda manter a embalagem por pelo menos 90 dias após a compra.

Uma informação que merece destaque é com relação aos produtos adquiridos de revendedores. Nesses casos, a política de devolução, troca ou reembolso não é aplicada.

Best Buy

Esse departamento também aceita devoluções ou trocas de compras. Mas pode cobrar uma taxa de devoluções em alguns produtos, como é o caso de celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

Para devolver o item, o cliente deve comparecer em qualquer unidade da Best Buy portando o produto, a guia de remessa ou o recibo, o cartão de crédito usado (se foi esse o caso) e um documento com foto.

Mas atenção, itens danificados, amassados ou arranhados podem ter o retorno negado pela loja. Além disso, a devolução pode ser recusada caso os itens não estejam com todos os seus acessórios e embalagens.

Forever 21

Reembolsos e trocas podem ser feitos na Forever 21, mas dentro do período de 30 dias contando a partir da data da compra. Essas devoluções devem ser feitas presencialmente em alguma unidade da loja e o recibo original deve estar presente no ato.

Por correio, a loja só aceita trocas de itens danificados, com defeitos ou incorretos. O reembolso inclui o valor de frete, mas é necessário anexar uma cópia do comprovante na devolução.

Dúvidas e dicas sobre as devoluções de produtos

  • Sempre que possível, peça uma cópia da política de reembolso da loja antes de comprar mercadorias
  • Questione o estabelecimento sobre como o item deve estar para que sua devolução seja aceita
  • Guarde todos os recibos das compras para facilitar o pedido de reembolso
  • O cliente recebe o reembolso de acordo com a forma de pagamento realizado na hora da compra feita nos EUA, sendo em dinheiro ou estorno do valor no cartão.

Leave a Reply

Next ArticleOnde comprar passagem barata para os EUA?